Sobre a iniciativa

Missão

Quem somos

A SciPTaskForce COVID19 é uma iniciativa da comunidade científica portuguesa na luta contra a COVID-19, doença provocada pelo coronavírus SARS-Cov-2. Contando com a participação de investigadores de vários centros de investigação, a nossa missão principal é de contribuir para o aumento da capacidade de testes de deteção do novo coronavírus em Portugal, fazendo o levantamento e a partilha dos recursos humanos, equipamento, materiais e capacidade de diagnóstico na comunidade científica. Pretendemos também apoiar na divulgação das mais variadas iniciativas relacionadas com a COVID-19 levadas a cabo por entidades científicas portuguesas, agregando a informação científica mais relevante num local apenas.

A SciPTaskForce COVID19 é uma iniciativa criada em meados de Março de 2020 pelo investigador e imunologista Vasco Barreto, do Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. A iniciativa pretendia juntar cientistas, Unidades de Diagnóstico e Unidades de Investigação e Desenvolvimento em Portugal por forma a aumentar a capacidade nacional de realização dos testes de diagnóstico do SARS-Cov2. Prontamente esta ideia de mobilização dos recursos e massa crítica científica foi ecoada pelo CEDOC, assim como vários outros institutos, incluindo o Instituto de Medicina Molecular (IMM), o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB-NOVA), o Centro Champalimaud para o Desconhecido (CCU), o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL).
Em menos de um mês, a estes investigadores e institutos juntaram-se muitos outros.
Neste momento, a iniciativa conta com dezenas de instituições, e mais de 500 voluntários, vários já a desempenharem ações de diagnóstico em centros certificados, e os restantes disponíveis assim que surja a convocação de necessidade.

comunicação

Joana Loureiro

Mário Soares

Tânia Ferreira

Vasco Barreto

André Valente

Joana Nabais

Recursos humanos

Cláudia Belém

institucional

Cátia Laranjeira

gestão de dados

Maria José Correia

Diana Machado

Marco Louro

Gonçalo Vieira da Luz*

Filipe Correia*

Contactos

*In kind contributors

© 2020 by SciPTaskForce-COVID19